Select Page

Que documentos levara para o novo país? Como preparar para sair do país? O que pode ser interessante levar ou deixar? Vou contar aqui minha nossa experiência de que documento trouxemos e o que deixamos no Brasil.

Caso ainda esteja no processo de decisão lei esse post aqui. Se estiver fazendo as contas para mudar clique aqui.

A saída é bem crítica é tentamos pensar em tudo que poderia ser útil aqui na França, e o que deveríamos deixar no Brasil.

 

Quais documentos levar para o novo país?

 

A nossa lista foi a seguinte e vou explicar o por que de cada um depois:

 

  • Documentos pessoais originais (bem básico!)
  • Cópia autenticada dos documentos pessoais
  • Fizemos o e-cpf de 3 anos
  • Deixamos procurações de plenos poderes
  • Exames de saúde recentes e carteira de vacinação
  • Apólices de seguros caso não tenha isso salvo no e-mail
  • Diplomas

Esse foi o básico que trouxemos! Agora vou explicar cada um!

 

Documentos pessoais originais

 

Esse é o básico e você deve ter sempre com você, seriam eles:

  • RG
  • CPF
  • Carteira de motorista
  • Certificado de reservista (homens)
  • Passaportes antigos

Cópia autenticada dos documentos pessoais

 

Essa pode soar estranho, mas foi algo que nos ajudou bastante. Quando chegamos na França os nossos passaportes estavam com o prazo de somente mais um ano de validade, então, logo iríamos precisar renovar. O problema é que aqui na França o passaporte só é feito em Paris e nós estamos morando no sul, em Toulouse. Teríamos 2 opções para renovar,  ir em Paris o que seriam quase 600km de distância ou enviar fazer a renovação pelo correio.

Decidimos fazer a renovação por correio, o porém é que devemos enviar todos os documentos originais, e caso fosse extraviado eles não se responsabilizariam. Como sou brasileira, aprendi a ter muito medo da competência dos órgãos similares aos “Correios”, e uma opção que o consulado te dá é enviar cópias autenticadas no Brasil. Foi isso que eu fiz e deu super certo! Em outro post detalho melhor esse processo de renovar pelos correios, ele é bem útil e funciona super bem aqui na França.

Então, traga documentos autenticados, eles podem te salvar para renovar um passaporte ou fazer outras coisas com o consulado brasileiro.

E-cpf

O e-cpf ainda não é muito difundido no Brasil, mas ele é o Cadastro de Pessoa Física CPF digital. Ele te dá o direito de assinar alguns documentos como contratos pessoais, contratos bancários, etc. Não precisei usar ainda, mas achei melhor fazer para facilitar caso precise resolver algo no Brasil. É bem simples e fácil de fazer, você compra pela internet, marca um horário para levar seus documentos e ler a digital, depois disso já pega o certificado na hora. O nosso certificado foi o da Certising, no site deles vocês podem achar mais informações.

Procurações de plenos poderes

 

Esse é bem crítico e você só deve deixar se tiver alguém de muita confiança no Brasil. No meu caso e do meu marido, nós deixamos com os nossos pais. A procuração de plenos poderes dá direito a pessoa te representar e decidir quase tudo por você. 

Na declaração você pode descrever os poderes, como por exemplo: 

  • Movimentar sua conta bancária.
  • Comparar e vender bens
  • Responder processos judiciais
  • Sacar dinheiro do seu FGTS
  • Responder perante órgãos municipais, estaduais e federais
É excelente, mas tem que ser alguém de muita confiança!

Exames de saúde recentes e carteira de vacinação

Esses não são obrigatórios, mas é bom ter um histórico. Ainda mais se tiver algum episódio anterior de doenças e cirurgias. A saúde aqui na França é excelente e eles exigem que você tenha um médico da família para te acompanhar a vida toda, então, ele ter uma ideia da sua saúde pode ser bem interessante!

Apólices de seguros (caso não tenha isso salvo no e-mail)

Aqui na França o seguro de carro e moto é obrigatório, então ter um histórico de seguros feitos no Brasil te ajuda muito na hora de contratar uma nova seguradora. Além deles em alguns caso, utilizarem o seu bônus do Brasil aqui. Acredito que isso deve se aplicar na maioria das seguradoras aqui da Europa.

Diplomas

Trouxemos todos os nossos diplomas, desde curso básicos de poucas horas, até os cursos de graduação. A educação e o reconhecimento de alguns cursos aqui são bem diferentes, então trazer esses diplomas podem te ajudar bastante na hora de pedir uma mudança de visto ou arrumar um novo emprego.

Esses foram os documentos básico que trouxemos e esse post é para te dar uma luz enquanto prepara a sua lista de documentos para levar para o novo país.

MpM

Se inscreva e receba o conteúdo do nosso site direto no seu e-mail!

You have Successfully Subscribed!